sábado, 26 de março de 2011

Principais Descobertas



Ceuta

Ceuta era uma cidade situada no Norte de África e dominada pelos Muçulmanos. Foi conquistada pelas tropas portuguesas de D.João I em 1415 no âmbito de solucionar a grave crise económica que se passava em Portugal. Ceuta possui certas características que atraíram Portugal para a sua conquista:
  • Ceuta era um ponto estratégico visto que a partir desta era possível controlar as entradas e saídas do Mar Mediterrâneo;
  • O Algarve deixaria de ser frequentemente  atacado por piratas com base em Ceuta, se Portugal a conquistasse.
  • Ceuta possuía ricos campos de trigo que faltavam a Portugal;
  • Ceuta era um ponto de chegada das rotas caravaneiras muçulmanas carregadas de ouro, especiarias e produtos de luxo.
Contudo, apesar de ter sido um êxito militar, Ceuta não veio resolver os problemas económicos portugueses visto que os tão ambicionados campos de trigo foram queimados, assim como as rotas caravaneiras foram desviadas para outro local não passando por Ceuta. Para além disso, a cidade estava constantemente a ser atacada.

 

Ilha da Madeira e Porto Santo

Foram redescobertas por João Gonçalves, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo entre 1419 e 1420. Devido ao seu clima favorável foi possivel plantar tintureiras e cana-de-açúcar que cedo trouxeram lucro a Portugal.



Arquipélago dos Açores

Entre 1427 e 1452, Diogo de Teive e Diogo de Silves descobriram um extenso arquipélago ao qual chamaram Açores. Tal como aconteceu com o arquipélago da Madeira, os Açores foram também local de refúgio de navios Portugueses em tempestades.


Dobragem do Cabo Bojador

Após várias tentativas não sucedidas, Gil Eanes dobra o Cabo Bojador. A sua passagem revelou que todos os mitos sobre o fim do mundo nesta zona e da existência de monstros marinhos, não passavam de uma lenda.



Exploração do Rio Zaire

Pensa-se que entre 1482 e 1486, Diogo Cão chegou ao Rio Zaire e explorou as costas de Angola.



Dobragem do Cabo das Tormentas

Vários foram os naufrágios que atingiram as embarcações de D. João II. Mas, foi em 1488 que o célebre navegador Bartolomeu Dias conseguiu dobrar o Cabo das Tormentas no extremo sul de África e derrotar o mítico Adamastor. Este grande feito provou que o monstro Adamastor não passava de um rochedo numa zona de fortes correntes marítimas, que os mapas de Ptolomeu estavam errados e que havia uma passagem via marítima para o Oceano Índico. Abriu grandes expectativas de que era possível chegar à India por mar.


Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia

Em 1498, o grande projecto da vida de D. João II foi finalmente realizado: o navegador Vasco da Gama chega à Índia a mando de D. Manuel I.

                                                                  

                                                                                   


Atenção: vídeo de autoria de pbandeirasimoes


Descoberta do Brasil

Pensa-se que em 1500 uma armada de 13 navios rumo à India se terá desviado da rota e terá chegado ao Brasil. Mas terá sido um mero acaso, ou uma descoberta propositada? É posta em causa a hipótese de que Portugal já tivesse conhecido o Brasil visto que no Tratado de Tordesilhas (1494), D. João II insistiu nas 370 léguas a ocidente de Cabo Verde, o que incluia parte do Brasil na zona de influência Portuguesa. Outro indício que o Brasil já fosse conhecido dos Portugueses foi a facto dos relatos da chegada ao Brasil não mostrassem muito espanto. No entanto, nada está verdadeiramente provado.

      

Sem comentários:

Enviar um comentário